sexta-feira, 20 de março de 2020

sábado, 14 de março de 2020

sexta-feira, 6 de março de 2020

A Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém e A Purificação do Templo (Da Boca do Pequenino sai o Perfeito Louvor)


  1. CANTE UM LOUVOR COM OS PEQUENINOS - sugestão: A Deus dai Louvor ( 3 palavrinhas) - logo em seguida comente que as pessoas louvam ao senhor há séculos, mas nunca como fizeram em um dia tão especial.
  2. MANTENDO A ATENÇÃO DOS PEQUENINOS: Antes de iniciar a pregação, ensine a eles...
  • Sempre que eu disser "Jesus" balancem os braços e gritem Hosana!
  • Sempre que eu disser "discípulos" levantem as mãos e digam "eu".
  • Sempre que eu disser "crianças" digam, da boca dos pequeninos sai o perfeito louvor!
      3. ANDAMENTO



A) Viajando de Jericó para Jerusalém, Jesus parou numa aldeia próxima, onde enviou dois de      seus discípulos para pegar uma jumenta e um jumentinho (vv. 1 - 5). Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz: Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga. E, indo os discípulos, e fizeram como Jesus ordenou. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.

 

B) Jesus montou no jumentinho coberto pelas vestes dos discípulos e entrou na cidade (vv. 6-7)


C) Uma grande multidão reunida para a Páscoa, estendeu suas vestes e ramos de palmeiras na estrada para aclamar Jesus como rei. (v. 8)

Explique: A Páscoa era uma ocasião especial a cada ano, em que os judeus se lembravam de como Deus os protegeu da morte e os libertou da escravidão no Egito. Deus havia dito que o filho mais velho de cada família iria morrer, mas proveu ao mesmo tempo um meio dos israelitas se livrarem da morte. "Matem um cordeiro", disse Ele. "Quando eu enxergar o sangue [nas ombreiras das portas], passarei por cima de vocês". O sangue protegeu os israelitas quando o Anjo da morte passou no Egito. Aquele cordeiro morto apontava para Jesus, e o sangue passado nas ombreiras das portas, representava o sangue de Jesus, que iria nos salvar e libertar de toda a escravidão do pecado. Aquela multidão ali reunida iria ver muitos cordeiros sacrificados naqueles dias, e embora não compreendessem, também veriam o sacrifício do verdadeiro cordeiro de Deus - Jesus! Mas ao terceiro dia Ele ressuscitaria.  

D) A multidão aclamou a Jesus como filho de Davi - o rei prometido (v.9)
Explique: A palavra "Hosana" significando "Salva-nos agora", era um termo de louvor e um pedido de salvação. Muitos pensavam que Jesus, como Messias, estava chegando para reclamar Seu trono e salvá-los da opressão romana. A multidão sabia dos milagres realizados por Jesus, mas eles não compreendiam que o Messias iria se tornar o seu salvador ao sofrer a morte na cruz. Eles queriam que Ele salvasse eles da opressão romana, queriam que Ele curasse os doentes. Eles O louvavam simplesmente pelos benefícios que Ele lhes traria, não entenderam que Jesus é Deus. Embora seja importante louvarmos ao Senhor por tudo o que Ele faz, nós devemos louvá-lo também, por Ele ser quem É. A Bíblia nos diz que Jesus é Senhor sobre tudo (Ap. 4:11). Ele é digno de todo o seu louvor, admire-O por tudo o que Ele é. 

E) Na manhã seguinte, Jesus entrou no templo onde expulsou os que estavam comprando e vendendo ambiciosamente, e também curou muitos doentes (vv. 14-16). 




F) Os líderes religiosos, ficaram ofendidos por Jesus estar demostrando tanta autoridade no templo, e ordenaram que Ele acalmasse as crianças (vv. 14-16)
As crianças pequenas gritavam louvores a Ele. O louvor delas era natural e justo, pois Jesus é Deus filho. Se você pertence a Ele, lembre-se de que Jesus é digno de todo o seu louvor. Louve a Ele livremente, ao ver sua glória no mundo ao seu redor, e seu poder na sua vida. Louve-O não só pelo que Ele faz, mas por tudo o que Ele é, Ele é Senhor de tudo, inclusive de você. Louvor é muito mais do que simplesmente cantar uma música, louvor é o ato de enaltecer e glorificar; exaltar a ação de alguém. O louvor é praticado através de canções, danças, cultos, pregação da Palavra, oração e demais manifestações de adoração à Deus. Diga louvores, não apenas em particular para Jesus, mas também diante dos outros. Foi isso que aconteceu no templo em Jerusalém, quando as crianças gritaram suas aclamações ao senhor Jesus, dando a Ele a glória que merece. 
Jesus se recusou a fazer as crianças calarem a boca, em vez disso aceitou o louvor delas. Deus coloca o seu louvor até na boca dos mais pequeninos. (v.16)

"e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e de criancinhas de peito tiraste perfeito louvor?"
Mateus 21:16.




          5. CONCLUSÃO
Faça um programa especial de louvor. Estimule as crianças a cantarem canções cristocêntricas, encoraje elas a prepararem uma poesia, cântico, desenho e orações que exalte a grandeza de Deus.

SUGESTÃO DE CANÇÃO: "DEUS É BOM" - TIA KEKÉ








quinta-feira, 5 de março de 2020